Nutrológica Hospitalar
Em matéria exclusiva no site Nutritotal publicado em 31/07/09 pelo jornalista Chico Damaso foi comentado como o título revela, a importância da Informática no trabalho de Nutrição Clínica, principalmente para a parte relacionada a pacientes internados que fazem uso de Terapia Nutricional (Nutrição Enteral e Parenteral) e no desenvolvimento e formação de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional - EMTN.
Várias informações precisam ser consideradas na rotina diária: cadastro do paciente, todos as situações nosológicas, todas as dietas e composição, todos os nomes e telefones dos médicos responsáveis, todos os resultados de exames laboratoriais e datas, todas as localizações de cateter venoso e suas radiografias, todos as fórmulas de cálculos de Nutrição Parenteral – Osmolaridade – Estimativa de Peso e Altura por meio de dados antropométricos, todas as evoluções de oferta calóricas e protéicas, além dos pesos e necessidades nutricionais de cada um por unidade e individualmente. Além disso concluir e prescrever mediante resultados e performances.
Para que tudo possa ser considerado em tempo para encomendar a dieta antes do final do expediente, necessitamos de médicos, nutricionistas, enfermeiras, farmacêuticos, secretárias, espaço e equipamentos como computador, internet e impressora. Para uma perfeita integração de todos desenvolvemos uma ferramenta que cruza todas as informações e economiza tempo de acesso além de emitir relatórios para todos os interesses clínicos e administrativos. Esse programa chama-se NUTROLÓGICA HOSPITALAR.
Com essa alternativa única no Brasil os profissionais economizam tempo que pode ser utilizado pelo médico para conversar mais com o seu paciente, dando mais atenção a todas as suas necessidades e aumentando o controle sobre todas as informações e em tempo certo. A Nutrológica permite também atualizar conhecimentos científicos para todos os seus usuários aumentando assim a eficiência e resolutividade dos casos atendidos.
Todo esse programa foi desenvolvido pelo Dr. Jone Robson de Almeida em conjunto com a empresa Paiva & Marquez Tecnologia da Informação, como resultado da necessidade de congregar todas as exigências legais em conjunto com a rotina de dois grandes hospitais: Hospital do Câncer de São Paulo e Santa Casa de Santos onde e quando tudo começou em 2004.
No momento a Nutrológica é utilizada por 10 hospitais e responde pelo atendimento diário de 400 pacientes, sendo que 300 destes em instituições filantrópicas (com atendimento SUS e convênios) classificadas pelo Ministério da Saúde como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional. Um dos hospitais particulares que utilizam o programa, o faz por meio de franquia sendo que a equipe local continua responsável pelos atendimentos e o processo informatizado foi individualizado para as características da instituição.